segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Polícia dá dicas para evitar roubos em residências durante o feriadão

Para quem está se preparando para viajar hoje ainda há tempo de tomar todos os cuidados necessários para que sua residência fique o mais segura possível. Segundo destaca o coronel Albuquerque, comandante do Policiamento da Capital, precaução nunca é demais. "É certo que neste período cresce o número de arrombamentos. E a polícia não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, daí a importância que todos tomem alguns cuidados importantes", disse.

Uma das primeiras recomendações é para quem tem cerca elétrica ou sistema de segurança eletrônica. "Chame um técnico para fazer uma revisão", disse. Para as demais pessoas, as dicas são simples, mas esquecê-las podem representar grandes prejuízos. Primeiro, sempre que possível é interessante pedir a um vizinho que resolveu não viajar para que fique atento e que ao perceber qualquer situação estranha chame a polícia.

"Não esqueça também de deixar o telefone de contato, mas que seja um número onde você será sempre encontrado. Será através deste número que seu vizinho irá comunicá- lo de algum problema ou vá tirar alguma dúvida importante", ressaltou o coronel.

O comadante disse que quem vai viajar pode se dirigir até o batalhão de polícia mais próximo e solicitar que as rondas observem sua residência. "Não quer dizer que isso vai garantir que sua casa esteja em perfeita segurança, mas de qualquer forma é reforço importante", afirmou. Outra informação muito relevante deixada pelo coronel é que, em caso do morador presencie o arrombamento, o correto é nunca entrar na casa para tentar evitar. "O risco é muito grande. Não tente deter o landrão. Chame o Ronda Cidadão mais próximo ou ligue para o 190. Não arrisque sua vida", afirmou.

E para o caso onde o arrombamento já aconteceu, o proprietário da residência também deve
chamar a polícia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.), principalmente quando o ladrão tiver deixando algum indício. Neste caso será necessário fazer uma perícia.
portalodia.com