domingo, fevereiro 26, 2012

Magno Malta defende o MMA



Para o senador Magno Malta (à direita, na foto), há coisas bem mais violentas que o MMA passando na televisão - Renato Paolielo
Para o senador Magno Malta (PR-ES), praticante de lutas e patrocinador entusiasta de lutadores de MMA, “algo estranho” está por trás das intenções de José Mentor. “Algo bom não é”, disse Magno ao Congresso em Foco, lembrando que, apresentado em 2009, a abordagem do projeto vem à tona em ano de eleições municipais. “Mas ninguém pode barrar a força popular, ninguém pode barrar a vontade das pessoas em mudar de vida. Esse esporte é um grande instrumento de combate e prevenção às drogas, começou a ganhar as favelas, os guetos, dando uma oportunidade de futuro para as pessoas que antes estavam entregues às drogas, perdidas no crime”, acrescentou.
Para Magno, o projeto de Mentor é um “resquício de censura” e representa um “retrocesso” na legislação brasileira. Mas, emenda o senador, a matéria não será exitosa. “Esse projeto não tem futuro. Sou um parlamentar que nunca fugiu da luta. Vou fazer um enfrentamento com ele [Mentor], e vamos sair vencedores. As pessoas vão ficar do nosso lado, e não do lado de quem quer coibir um esporte que tira tantos jovens nas drogas, dá oportunidade para tanta gente”, provoca.
O senador capixaba diz ainda não temer iniciativas semelhantes àquela já formalizada pelo deputado Mentor. Ele lembra que o Ministério da Justiça e nomes como o senador Wellington Dias (PT-PI), que recentemente discordou de um projeto de Magno sobre a inclusão da luta em escolas, são obstáculos a serem transpostos por meio do debate.
“Me sinto mal [com as objeções], envergonhado. Eu chamaria isso de atitude de covardia. Eu convivo há 30 anos com família que choram todos os dias por causa de seus filhos drogados, sem oportunidade. Esse esporte é uma contribuição ao combate contra a violência, que o governo de que ele [Wellington] faz parte não consegue resolver”, lamenta Magno, que também pertence à base de sustentação do governo que critica.
fonte;congressoemfoco