Os quatro primeiros colocados terminaram a corrida no mesmo grupo, com uma pequena diferença
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), vice-campeão do mundo em 2012, venceu neste domingo o Grande Prêmio da China, disputado no circuito de Xa. Ele chegou à frente do finlandês Kimi Raikkonen (Lótus) e do britânico Lewis Hamilton (Mercedes). Foi a 31ª vitória de Alonso na Fórmula 1.
Com o quarto lugar de Sebastien Vettel (Red Bulll) e o quinto do britânico Jenson Button (McLaren), os cinco campeões mundiais que correrm da temporada terminaram nos cinco primeiros lugares de uma corrida intensa, marcada por várias trocas de pneus, na média, 3 para cada concorrente.
"Foi uma corrida fantástica para todos, quase perfeita; sem muitos problemas com o carro e o desgaste dos pneus foi melhor que o previsto”, disse Alonso no pódio. “Vencer a corrida me fez bem após o abandono no GP da Malásia. Esta temporada 2013 começou bem”, avaliou o piloto espanhol.
Os quatro primeiros colocados terminaram a corrida no mesmo grupo, com uma margem de diferença de alguns segundos. A estratégia da escuderia Ferrari foi a melhor e a corrida foi dominada de ponta a ponta por Fernando Alonso. “ Não ataque mais, não vale mais a pena”, disse à Alonso o engenheiro da equipe já no final da prova. “Não vou mais atacar”, respondeu o piloto espanhol.
“Em uma corrida de Fórmula 1 é impossível não atacar, mas é preciso guardar um pouco de reserva para utilizá-la no momento certo”, afirmou após a chegada. Confirmada a vitória, Alonso deu uma volta na pista com a bandeira da Ferrari, para delírio dos expectadores chineses presentes no autódromo.