Um dos principais cartões postais do municípios de Parnaíba, a Praça da Graça, localizado no centro da cidade, mantém como marca registrada, uma grande ocupação de sua área por comerciantes informais e lojas que expõe em pleno logradouro público suas propagandas.
Ao percorrer a praça, o popular encontrar, comércio de produtos medicinais (feito de maneira ilegal), venda de celulares e artigos referentes à este produto, CD’s e DVD’s piratas, carrinho de sorvete, água de côco, venda de espetinho, entre outros.
A Praça da Graça é a que possui a mais pujante vida histórica e cultural do centro da cidade. Este logradouro era o maior ponto de encontro da cidade, é nela que se localiza a Casa Grande, residência de Simplício Dias da Silva e a Catedral-Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça construída em 1770 em estilo barroco, porém hoje descaracterizada pela reforma de 1936, promovida pelo Mons. Roberto Lopes. Uma curiosidade é que a Praça da Graça era dividida em duas a do lado da Igreja da Matriz e a do lado do Igreja do Rosário depois foram unificadas.
A obra é uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba e teve a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que fez algumas exigências que foram adequadas ao projeto.
Proparnaiba.com